Comprar um imóvel na planta é um bom investimento? Conheça mais sobre esta modalidade!
Investir em um imóvel na planta costuma gerar algumas dúvidas entre as pessoas, principalmente para quem vai comprar um imóvel pela primeira vez ou deseja sair do aluguel.
Mas antes de comprar o imóvel, é importante entender qual é a sua necessidade atual: O imóvel em questão é para moradia imediata ou um investimento futuro? Você tem condições de esperar o tempo estabelecido para construção? O imóvel que deseja comprar na planta é em uma região que sempre sonhou em morar e atende bem suas necessidades?
Se você está pensando em comprar um imóvel na planta, continue a leitura e entenda mais sobre as principais vantagens desta modalidade e o que é preciso considerar antes de fechar negócio.
Como funciona a compra de um imóvel na planta?
Comprar imóvel na planta é um termo muito comum no mercado imobiliário para se referir a aquisição de um imóvel diretamente com a construtora ou incorporadora responsável pelo empreendimento.
A compra é dividida em duas partes: uma antes da entrega das chaves (entrada + algumas parcelas referentes ao valor do imóvel) e outra só após o recebimento do imóvel. Nesta modalidade, o valor de entrada é sempre maior, pois o montante é utilizado justamente para acelerar a construção do empreendimento. O comprador tem ainda a opção de quitar o valor total ou ir adiante com o financiamento.
Principais vantagens de comprar imóvel na planta
Formas de pagamento
Para quem não dispõe de muito dinheiro no momento, ao comprar o imóvel na planta, as facilidades de negociação e pagamento são mais flexíveis. As opções mais requisitadas são o financiamento imobiliário ou pagamento à vista, pois dá para obter bons descontos e evitar pagamento de juros.
Maior tempo para se planejar financeiramente
A compra da casa própria pode ser um investimento bastante alto para muita gente, portanto, ao optar pelo imóvel na planta, o cliente terá maior tempo para planejar com mais calma a compra dos móveis e eletrodomésticos que vão decorar sua casa. Até lá, faça pesquisas, compare preços e negocie com fornecedores para comprar e pagar de forma parcelada.
Personalização
Como falamos anteriormente, o planejamento financeiro é fundamental para quem vai comprar um imóvel. Algumas construtoras permitem que o comprador sugira alterações no projeto original para que o imóvel esteja mais adequado ao seu estilo de vida e suas necessidades diárias, desde aos espaços (cozinha, quarto, banheiro, entre outros), como o tipo de acabamento. É uma maneira de economizar um bom dinheiro, já que estas modificações poderão ser feitas ainda durante o processo de construção, além de ajudar na valorização do imóvel.
Acompanhe a construção
Com o contrato em mãos, avalie os prazos estabelecidos e faça visitas regulares ao canteiro de obras para acompanhar a evolução do empreendimento. E sempre que possível, não deixe de cobrar a construtora e mostre que você está atento ao trabalho executado.
Investir em imóveis na planta, quando bem planejada, pode ser uma experiência bastante satisfatória. Busque informações quanto à credibilidade da construtora no mercado e seu histórico de obras, como também opiniões de pessoas que já optaram por esta modalidade.
Este artigo foi interessante para você? Continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos sobre o setor imobiliário e vida em condomínio.